Directores da Nasa (agência espacial americana) e da ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inglês) destacaram o impulso dado à conquista do espaço com o lançamento, há 50 anos, do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik.
"O Sputnik protagonizou um acontecimento sem precedentes na história da humanidade e, no nosso caso, deu um forte impulso ao programa espacial dos Estados Unidos, pois sem ele não haveria a Apolo", disse o administrador da Nasa, Michael Griffin.
Numa conferência na Academia russa de Ciências dedicada ao lançamento do Sputnik, ocorrido em 4 de Outubro de 1957, Griffin destacou esta e outras conquistas dos cosmonautas soviéticos durante a corrida espacial.
Citou concretamente o lançamento ao espaço do primeiro ser vivo, a cadela Laika, um mês depois do Sputnik, e o primeiro voo de um ser humano ao espaço, protagonizado pelo russo Yuri Gagarin em 12 de Abril de 1961 na nave Vostok-1.
Também lembrou que a URSS foi a primeira a colocar em órbita uma nave espacial com dois e depois com três cosmonautas, e a realizar a primeira caminhada no espaço, realizada por Alexei Leonov em março de 1965 a bordo da nave Vosjod-2.
. O Fim!
. A empresa "Seia, uma Jane...
. Reunião com o Dr. Pedro C...
. Visita à Escola Superior ...
. Artigo elaborada pelas FA...
. Diário de Bordo XVIII- 31...
. Avaliação do grupo FASIS ...
. Os meus links