Agradecemos, a disponibilidade do jornal "A Partilha" por ter recebido e publicado o nosso artigo.
Desde já, um muito obrigado,
As FASIS.
O artigo na íntegra:
"Somos cinco alunas da turma B, do 12º ano da Escola Secundária de Seia. No começo do presente ano lectivo e logo no primeiro dia de aulas, deparámos com uma nova área curricular: a disciplina de Área de Projecto. O docente, Professor António Abrantes, propôs-nos a participação no projecto “Cidades Criativas, Reflexão Sobre O Futuro Das Cidades Portuguesas”, organizado pela Universidade de Aveiro.
A integração neste projecto foi aceite pela turma, pelo que se formaram seis grupos de trabalho: as alunas Fabíola Silva, Andreia Brito, Sofia Amaral, Inês Freitas e Solange Gonçalves formaram o grupo FASIS (sigla que deriva da junção das iniciais do primeiro nome de cada uma das constituintes da equipa).
No decorrer do 1º período, o grupo ocupou-se do diagnóstico da cidade de Seia, no que concerne a diferentes factores passíveis de serem estudados. Assim sendo, as FASIS estudaram a educação, a gastronomia, a História de Seia e dados referentes à demografia. Este tópico foi o último a ser estudado, visto que, antes, fizemos uma visita ao CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela).
Ao longo do 2º período, foi-nos solicitado pela organização do concurso, que apresentássemos uma proposta válida, criativa e inovadora (mas apenas meramente teórica). Como nós sabemos que “ os navios estão em segurança nos portos, mas não foi para ficarem ancorados que eles foram criados”, ao fim do período decidimos elaborar um projecto: a tal “ideia” que revolucionaria a “cidade plantada no sopé da Serra da Estrela” (Seia). Assim, as FASIS decidiram criar o projecto “Sena
- Uma residencial estudantil;
- O centro de estágios “Seia, uma janela aberta”;
- A empresa “Seia, uma janela aberta”.
Este projecto, que visa evitar a saída de jovens de Seia, funcionará da seguinte maneira: os jovens que deram por findo o seu curso de Turismo e Lazer na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, começam o seu estágio no centro de estágios, sem terem qualquer preocupação com o alojamento, uma vez que este ser-lhes-ia disponibilizado pela residencial estudantil. Acabado o estágio e adquiridas as necessárias competências profissionais, os jovens ocupariam postos de trabalho da área do Turismo, na referida empresa.
É este o rumo que nos norteia: elaborar este projecto para que, a curto ou longo prazo, possa ser posto em prática pelas autoridades competentes.
E porque “nada de grande se faz sem esforço”, as FASIS vão dedicar-se, de alma e coração a este projecto. Para isso, é necessário “alguma imaginação e muita transpiração”.
Para mais informações acerca do projecto, sugerimos à comunidade que visite o sítio da internet: www.apseia.blogs.sapo.pt."
. O Fim!
. A empresa "Seia, uma Jane...
. Reunião com o Dr. Pedro C...
. Visita à Escola Superior ...
. Artigo elaborada pelas FA...
. Diário de Bordo XVIII- 31...
. Avaliação do grupo FASIS ...
. Os meus links